A
surpreende popularidade atribuída à seleção alemã de futebol ao longo da Copa
do Mundo realizada no Brasil, tem explicação. Quando se trata de um “produto
midiático”, toda a relação de imagem acerca deste produto é proveniente de
arranjos da comunicação.
Reprodução/Instagram |
A
construção, a disseminação e a confirmação de uma imagem pública é um mecanismo
superficial e ordenado de direcionamento da percepção. Isto é, não se pode
estabelecer exatamente como cada indivíduo irá perceber a realidade em sua
volta, pois a subjetividade atmosférica impede essa possibilidade, no entanto,
é possível oferecer quais e de que forma o conteúdo deverá entrar em contato
com a percepção de cada ser humano.
Sabendo
disso, a Deutscher Fussball – Bund (Federação
Alemã de Futebol), juntamente com a fabricante de material esportivo, Adidas,
lançou alguns meses antes do mundial da Fifa, sua primeira grande jogada de marketing, o seu segundo uniforme, que
conforme a própria federação, é uma homenagem ao clube brasileiro, Flamengo.
O
primeiro grande gol foi efetivamente o sucesso de vendas, milhões de unidades
da camisa foram comercializadas no mundo, o que elevou o faturamento da Adidas
para cerca de 30% em comparação com a Copa na África do Sul, que conforme
representantes da empresa, gira em torno de 2 bilhões de euros. De acordo com
Tom Ramsden, diretor global de marketing da adidas futebol, o sucesso da marca
já entrou para a história da empresa e foi a marca mais falada durante o
torneio. Mas não é só isso.
O plano
de comunicação montado para a federação alemã é sem dúvida alguma, um case de sucesso, e para que assim fosse,
fora feito um estudo acerca da cultura brasileira e então dado evidência aos
seus costumes mais popularizados hoje. Isso tudo ao se fazer uso da semiótica,
isto é, uma conscientização clara dos símbolos e o quanto eles são relevantes
para a nossa percepção.
Pierre Bourdieu define “poder simbólico” como o
poder invisível responsável pela “imigração de ideias” onde as consciências o
exerce sem ter de fato conhecimento dele, contribuindo para os movimentos
sociais e culturais entre os indivíduos.
A
formidável aceitação do uniforme inspirado no Flamengo é uma amostra do quanto
a simbologia participa da cultura brasileira. Imediatamente, qualquer
indivíduo, mesmo sem a consciência de tratar-se de uma ação de marketing, associa
a camisa ao clube brasileiro.
“Índios
pataxó”, “Lepo Lepo”; “novela”; “praia”; “Sabe de nada, inocente”; “Bahia”; “português”;
“ações beneficentes”; “declarações de apoio e incentivo a seleção e ao país de
um modo geral”, “campanha áudio-visual”, tudo potencializado e “viralizado” via
imprensa e redes sociais.
Agir
como brasileiro fez com que jogadores como Lukas Podolski, Lahm, Ozil,
Schweinsteiger e outros, recebessem a admiração da opinião pública, exatamente
porque trata-se de uma identificação e um reconhecimento da valoração dos
costumes locais por esses “atores” midiáticos.
Não
há dúvida de que há sim simpatia alemã, contrariando o que se pensava sobre o
conduta mais fechada do povo alemão. Mas só foi possível desconstruir essa
perspectiva junto a opinião pública brasileira, a partir de uma gestão de
imagem, capaz de fazer com que o país conhecido pelo futebol, ainda que
presenciasse o episódio cuja maior derrota de seu país no futebol foi
proporcionada justamente pela seleção alemã, não deixou de admirá-la cada vez
mais.
Talvez
a seleção alemã na Copa do Mundo no Brasil, realizou tudo aquilo que o
brasileiro esperava que fosse proveniente de sua seleção. Ou seja, enquanto que
a opinião pública nutre frustração a respeito da seleção brasileira, adota para
si, ídolos de outra seleção, pois o trabalho de marketing deu-se de uma forma
tão bem sucedida, que nem mesmo uma derrota histórica é capaz de diminuir essa
relação de aceitação.
A
campanha de marketing após um estudo de comunicação é inédita para um evento
como esse no Brasil, não se tem notícia nem nesta Copa do Mundo, de outra
seleção que tentou incorporar os hábitos brasileiros como a federação alemã de
futebol.
O
casamento perfeito está pronto: Alemanha x Argentina no Maracanã, com a camisa
inspirada no Flamengo, é um sucesso garantido. Talvez, nem mesmo se esperasse
um cenário tão propício para fechar a melhor campanha de uma seleção
estrangeira na Copa do Brasil, muito além da própria seleção brasileira, além
de tudo, a Alemanha oferece o futebol que o Brasil tão valoriza.
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