"A televisão ocupa hoje o lugar da
literatura de massa." (José Paulo Paes)
No processo de desenvolvimento da mídia, episódios de adversidades
foram fundamentais para o que hoje se entende como sistema global de
comunicação. Embora não se relacione a invenção do rádio – oficialmente datada
em 1902 - com alguma espécie de conflito entre os povos, outros meios como a TV
e a internet, devem seu desenvolvimento a conflitos internacionais cujas
operações militares dependiam propriamente de algum sistema de transmissão de
informação.
A TV, por exemplo, apesar de conter suas origens ainda em 1923,
apenas após a Segunda Guerra Mundial obteve êxito em larga escala. Ocorre que
havia um grande esforço para o desenvolvimento tecnológico devido às
necessidades de guerra que se baseavam em estratégias que facilitassem o
combate.
Em constantes aperfeiçoamentos desde a década de 20, apenas nos
anos 50, através da rede americana NBC, a televisão em cores pode surgir. No
Brasil, a história da televisão se oficializa a partir de 1950, embora sua
primeira transmissão tenha ocorrido dois anos antes em Minas Gerais mostrando
uma partida de futebol.
Devido principalmente às necessidades de mercado, as evoluções
tecnológicas ocorrem em sentido progressivo e quase sempre contínuo, exatamente
o que vem sofrendo as ferramentas utilizadas para fins informacionais. E dessa
forma causam em certas proporções, verdadeiras revoluções sobre tais fins.
A TV, necessitando competir de alguma forma com a internet
precisou e precisa atualizar-se sempre quanto ao quesito no qual repousa o
sucesso conferido a esta última: a interação. A TV digital é o que mais se aproxima
disso ao utilizar imagens cada vez mais próximas das quais são reproduzidas na
computação.
O sistema HDTV (responsável por transmitir imagens de alta
definição) originalmente vinha sendo desenvolvido desde os anos 70 no Japão,
por iniciativa da própria TV pública japonesa e outras empresas.
Hoje, este sistema já interfere no modo de fazer televisão. Desde
a produção, na finalização e até na distribuição da imagem, foi necessário
haver uma redefinição das etapas do fazer televisivo. Seja nos efeitos
especiais ou em intervenções que o sistema digital permite realizar mesmo a pós
a captação da imagem, seja na praticidade da produção.
Embora na TV a finalização não pareça ser o mais importante, essa
etapa fica muito próxima da produção e da distribuição, em decorrência de se
poder fazer isso cada vez mais de uma só vez. Com a imagem mais nítida,
possivelmente os recursos estabelecidos para a produção ganham contornos mais
fortes, mais detalhados.
É importante que a redes de TV pensem na subjetividade que deve
conter a programação. A imagem digital faz toda a diferença em determinados
tipos de programas, em outros não vale a pena. Visto que é realmente correto
dizer do esforço em propiciar qualidade na imagem na exibição de um filme, por
exemplo, o que não precisa necessariamente ocorrer com um programa de auditório.
É natural que se diga que o maior desafio da TV seja se adequar à
interatividade semelhante da oferecida pelo computador, não igual, o que
descaracterizaria a maior significação da TV que é a exibição do conteúdo em
modalidade igual para um grande público. Entrar demais na interatividade
certamente não é o caminho, pois neste caso, estaríamos falando de mais uma
plataforma de internet.
A TV digital para pensar na manutenção da interatividade precisa
se estabelecer dentro de um contexto, de modo que, não só a imagem, mas também
os conteúdos precisam de tal importância que faça o espectador parar para vê-lo.
É fundamental que se pense na interatividade desse segmento aliada
a tecnologia disponível, de forma que a primeira coisa a se questionar é: Que
tipo de ferramenta poderá ser utilizada para a realização dessa proposta de
relação direta entre espectador e TV? Essa ferramenta pode ser adquirida
facilmente por diferentes níveis econômicos?
A TV é pensada e produzida para distintas idades e níveis de
compra, é pensando dessa forma que se pode compreender o sucesso da
interatividade realizada através de mensagem de texto enviada pelo celular.
Num país como o Brasil, onde apenas recentemente houve uma
inserção em larga escala da tecnologia de alta definição para as TVs
domésticas, há de se considerar, no quesito interatividade, o nível de
conhecimento digital do público de um modo geral.
Embora teoricamente a principal preocupação do espectador seja o
conteúdo do programa a que está assistindo, focar somente nesse aspecto no
processo de desenvolvimento da interatividade na TV digital não garantirá
adesão de público. (Cannito, 2010).
É importante observar que para que essa tecnologia avance no
sentido de que mantenha seu espaço, e para isso a TV deve buscar sempre se
adequar ao seu tempo, é realmente crucial uma intima relação entre conteúdo,
tecnologia linguagem e disposição social.
Newton Cannito, ao falar sobre era digital, introduz sobre os
distintos níveis de interatividade, desde o surgimento do controle remoto
(1973), e nos propõe uma forma de pensar em que pese não só a imagem nítida, a
tecnologia disponível, mas fatores externos que farão apoio coadjuvante. No
equilíbrio entre o nível de interação adotado.
E neste caso é fundamental perceber que a TV - e a tecnologia
digital demonstra - não irá desaparecer, mas apenas se adequar, que o nosso
próprio meio propicia para que essa evolução seja concretizada. E que a
interação pode até mesmo, transformar-se em necessidade, basta colar.
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